Mães empreendedoras: ideias de negócio e histórias inspiradoras
EMPODERAMENTO FEMININO

No Brasil, atualmente existem mais de 30 milhões de mulheres empreendedoras. Desse total, cerca de 75% são mães. É o que indicam os dados recentes divulgados pelo Instituto Mulher Empreendedora.
Como podemos notar, cada vez mais mulheres estão se dedicando a construir seus próprios negócios, vendo nisso uma possibilidade de conciliar a vida profissional com a maternidade e os demais aspectos da vida pessoal.
Claro que são muitos os desafios, mas se você faz parte desses 75% ou pensa em fazer, veja alguns relatos de histórias de sucesso para se inspirar e algumas ideias de negócios. Aproveite a leitura!
Histórias inspiradoras de mães empreendedoras
Dani Junco e a B2Mamy
Assim como muitas mulheres, a Dani compreendeu que, a partir do empreendedorismo, ela poderia resolver seus problemas e ainda ajudar outras mulheres.
Pensando nisso, ela fundou a B2Mamy, que é uma empresa com foco na preparação de mães para se tornarem líderes e livres do ponto de vista econômico.
A Dani estava tendo dificuldades de voltar ao mercado de trabalho formal depois da maternidade, uma situação que acontece com grande parte das mulheres.
A partir disso, ela transformou a dificuldade em uma ideia de negócio. Com isso, solucionou a sua questão e agora ajuda outras mulheres que estão enfrentando o mesmo problema.
Lucilaine e o Instituto Gourmet
A Lucilaine também transformou a dificuldade que teve de reingressar ao mercado formal após se tornar mãe em um empreendimento.
Lucilaine é professora e tem formação em biologia, porém, depois da maternidade, começou a fazer doces caseiros para vender. Dessa forma, ela pôde trabalhar de casa e estar perto do seu bebê.
Importante ressaltar que uma das principais dificuldades de voltar ao mercado formal depois da maternidade é conseguir alguém para cuidar da criança durante o horário de trabalho.
Assim, sabendo que ela não estava passando por isso sozinha, Lucilaine criou o Instituto Gourmet, que é uma rede de ensino especializada em gastronomia. Hoje, a rede já conta com mais de 80 unidades.
Luana Génot e o Instituto Identidade Brasil
Um pouco diferente das histórias anteriores, mas tão inspiradora quanto, é o trajeto no empreendedorismo da Luana Génot.
Ela criou o Instituto Identidade Brasil antes mesmo de ser mãe. O foco da empresa é acelerar o processo de igualdade racial no Brasil.
Quando o negócio começou a crescer, consequentemente Luana estava tendo maior estabilidade financeira, tomou a decisão de engravidar.
Hoje, Luana é mãe da Alice, para quem deseja deixar seu legado, acreditando que isso é o mais importante.
Ou seja, o empreendedorismo pode ser uma excelente opção tanto para as mães que sofrem preconceito no mercado formal de trabalho quanto para as mulheres que desejam se solidificar na carreira e unir a isso a maternidade.
Dicas para mães empreendedoras
Viu como é importante conhecer algumas histórias de mães empreendedoras de sucesso para se inspirar? Ficou com vontade de abrir seu próprio negócio? Então confira algumas dicas:
1. Faça um planejamento
Para empreender, é preciso planejar. Por isso inicie analisando fatores como:
- Sua necessidade;
- De quanto você dispõe para investir;
- Em qual área deseja atuar;
- Qual a sua capacidade de gerir uma empresa.
2. Analise as tendências do mercado
Outra dica importante é analisar as tendências do mercado antes de decidir o setor no qual você quer empreender.
Só porque algo é tendência não significa que garantirá seu sucesso. Ainda assim, é importante escolher um segmento que tenha espaço no mercado e, é claro, do qual você goste.
3. Crie um plano de negócios
Definindo sua ideia inicial, coloque tudo no papel, documentando os objetivos do seu negócio e o que deve ser feito para atingi-los.
Assim, você consegue identificar, ainda no papel, eventuais erros para corrigi-los antes de abrir seu negócio, o que reduz os riscos do empreendimento.
4. Estude
Para gerenciar uma empresa, mesmo que seja pequena, é importante ter conhecimentos gerais sobre gestão, finanças e outros temas relacionados.
Por isso, separe um tempo para estudar e fazer cursos que desenvolvam as habilidades necessárias para gerir um negócio com eficiência.
Inspire-se nas histórias apresentadas aqui e faça parte do grande número de mães empreendedoras do Brasil.
Acesse o site da Andressa Mallinsk para conhecer os treinamentos que já ajudaram milhares de empreendedoras a conquistarem autonomia financeira e liberdade!